ATTENAS AULAS

quinta-feira, 11 de abril de 2013

RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS 1º A


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/Image4.gif
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Art. 2o  É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.
AS MATRIZES DA RELIGIOSIDADE AFRICANA NO BRASIL
Apesar de a Constituição brasileira garantir a liberdade religiosa a todos, o desrespeito ás crenças é bastante comum. O termo macumba, como você leu no glossário, é um bom exemplo disso. Ele é pejorativo e genérico, e usá-lo para se referir ás religiões de origem áfrica revela preconceito e falta de informação. A intolerância pode levar à violência física e ataques a lugares e símbolos sagrados.
As formas religiosas trazidas da África para o Brasil chegaram aqui principalmente no ambiente urbano. A primeira forma de atuação era a individual de ritualistas dedicados à cura física e psíquica de pessoas necessitadas, através de práticas simples de sua tradição, como adivinhação, limpeza espiritual, rezas, prescrição de medicações e outros procedimentos.
A ALMA DA ÁFRICA NO BRASIL E O ENTENDIMENTO DOS SINCRETISMOS
Quaisquer que sejam suas denominações, as religiões de origem africana nas Américas são, há mais de 500 anos, em termos históricos e afetivos, a maior e mais sólida ponte entre a África e sua Diáspora e o continente-mãe; e entre esses afrodescendentes e sua ancestralidade mais remota. Como exemplo disso, o estudo da História dessas religiões, apesar das peculiaridades locais, mostra grande semelhança e sincronicidade entre certos fatos históricos, como a organização dos primeiros candomblés na Bahia e a estruturação das várias formas de culto em Havana e Santiago de Cuba. É assim também que vemos, surpreendentemente, as mesma entidades espirituais sendo cultuadas, simultaneamente, no Brasil e em todo o Caribe.
HISTÓRIA DAS RELIGIÕES DE MATRIZAFRICANA E AFRO-BRASILEIRAS

•Aos poucos começam a surgir na Bahia, principalmente, a partir do século XVII, cultos a divindades africanas de origem Jeje, os Voduns, e de origem Banto, os Inquices. Estes cultos vão sendo organizados em torno de personagens que ficariam conhecidos como feiticeiros, curandeiros e calunduzeiros.
•Este último termo é o que passa a predominar a partir da constituição dos terreiros que visavam cultuar aos Voduns eInquices, chamados inicialmente de Calundus.
•Nestes terreiros eram prestados serviços de saúde, como curas,utilizando ervas, ungüentos, e tisanas, que aliviavam desde osmales mais corriqueiros até doenças mais graves, como atuberculose, a varíola e a lepra. (SILVEIRA, 2005: 19.)


GLOSSÁRIO

MACUMBA:

Denominação altamente genérica e pejorativa, usada no Brasil para qualquer  prática religiosa de origem africana.
      
 CANDOMBLÉ:

Designação genérica, no Brasil, da religião de base africana recriada, a partir da Bahia, por africanos jejes e nagôs.

Kardecistas:

Relativo à doutrina espírita, de comunicação com os mortos, dentro dos preceitos do cristianismo, cirado por Allan Kardec na frança, no século XIX.

ANCESTRALIDADE

Antepassados longínquos, fundadores e lideres dos primeiros agrupamentos de um povo ou de um conjunto de povos.
MitXCHELLL: HISTORIADOR PEDAGOGO FILOSOFO
ESTUDANTE ETERNO! 

           


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