ATTENAS AULAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

TA AÍ O PÃO! CORTA E PASSA A MANTEIGA INTELECTUALMENTE FALANDO PIMPOLHOS DOS NONOS ANOS LOUCOS!

Constituição de 1891


A primeira Constituição republicana brasileira, resultante do movimento político-militar que derrubou o Império em 1889, inspirou-se na organização política norte-americana. No texto constitucional, debatido e aprovado pelo Congresso Constituinte nos anos de 1890 e 1891, foram abolidas as principais instituições monárquicas, como o Poder Moderador, o Conselho de Estado e a vitaliciedade do Senado. Foi introduzido o sistema de governo presidencialista. O presidente da República, chefe do Poder Executivo, passou a ser eleito pelo voto direto para um mandato de quatro anos, sem direito à reeleição. Tinham direito a voto todos os homens alfabetizados maiores de 21 anos.
>O Poder Legislativo era exercido pelo Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. O poder dos estados (antigas províncias) foi significativamente ampliado com a introdução do princípio federalista. Os estados passaram a organizar-se com leis próprias, desde que respeitando os princípios estabelecidos pela Constituição Federal. Seus governantes, denominados presidentes estaduais, passaram a ser eleitos também pelo voto direto. Foi abolida a religião oficial com a separação entre o Estado e a Igreja Católica, cuja unidade era fixada pela antiga Constituição Imperial.
>Durante grande parte da Primeira República (1889-1930) desenvolveu-se um intenso debate sobre a necessidade de se reformar a Constituição de 1891. Muitos reformadores defendiam a ampliação dos poderes da União e do presidente da República como forma de melhor enfrentar as pressões advindas dos grupos regionais. A Emenda Constitucional de 1926 iria em parte atender a essas demandas centralizadoras. A Revolução de 1930 encerraria o período de vigência dessa primeira carta republicana.

APÊNDICES:
IMAGEM FIDEDIGNA PARA ENRIQUECER SEU TRABALHO CARO AMIGO E AMIGA DO SABER! 

MAIS UM TESTÍCULO DA CARTA MAGNA DE 1891


DOM PEDRINHO TEVE SUA APOSENTADORIA GARANTIDA PENA QUE NÃO USUFRUIU MUITO! 

PRESIDENTE DO CONGRESSO QUE VIRIA A SER O PROXIMO PRESIDENTE DO PAÍS DO CARNAVAL E DA BUNDALIZAÇÃO GERAL E COLETIVA. 

MiTxCHELLL WOODSTOOCK FOREVER - DIRETO DA 4ª MARGEM DOS ANOS LOUCOS DE UM MUNDO INDUSTRIAL, CAPITALISTA E CÃO!