ATTENAS AULAS

sexta-feira, 13 de maio de 2011

GALERIA DOS NÓTAVEIS SEGUNDO - MITxCHELLL

os heróis que pedro bial queria ter e eu tenho!

   

                               Bob Marley

Foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Seu verdadeiro nome era Robert Nesta Marley. Divulgou o reggae jamaicano no Ocidente sem fazer concessões à música comercial. Suas gravações, iniciadas em 1961, caracterizavam-se pelo ritmo da música e pela crítica social, que falava da repressão aos negros, sobretudo na Jamaica. Seu primeiro sucesso internacional, com a banda The Wailers, em 1975, foi No, Woman no Cry. Seguiram-se outros como I Shot the Sheriff, famosa pela interpretação de Eric Clapton, e o combativo Get up, Stand up. Músico carismático e praticante do culto rastafári, foi aclamado em seus concertos na “Babilônia”, apelido dado à Europa e aos Estados Unidos.
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi enterrado em Nine Miles, perto de sua cidade natal. Junto com o corpo foram enterrados sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com maconha, um sino e uma Bíblia. Marley morreu de câncer de pele, que se alastrou aos restantes orgãos do seu corpo.
” Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se maisama.
Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por nãoter mais condições de sofrer.”
” Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haveráguerra.”
” Não viva para que a sua presença seja notada,
mas para que sua falta seja sentida…”
” Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qualjamais sairemos vivos.”
” Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelosolhos.”
” Queria ser um baseado
Para nascer em seus dedos, morrer em seus lábios, fazer sua cabeça.”

ANSIOSO BLOGUEIRO HISTORIADOR FILÓSOFO MITxCHELLL WOODSTOOCK