ATTENAS AULAS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O QUE EU SEI! EU DIVULGO! O CONHECIMENTO É PARA TODOS E TODAS!

Goiânia em Cena comemora 10 anos com programação dedicada à diversidade nas Artes Cênicas

Além dos espetáculos, cursos de formação e qualificação compõem a programação


Espetáculo BarbAzul, do grupo Teatro Andante (MG). Foto: Vilmar Oliveira
O Goiânia em Cena 2011 reúne 23 espetáculos, entre grandes produções, peças intimistas, clássicos da dramaturgia e manifestações contemporâneas da arte em cena. Em vários teatros e áreas públicas da capital, peças de teatro e dança vão ocupar a pauta cultural da cidade entre 14 e 26 de outubro. O lançamento do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena está marcado para o dia 10 de outubro (segunda), às 19 horas, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, onde o grupo Teatro Andante (MG), apresenta BarbAzul.

Na extensa programação, merece destaque É Com Esse Que Eu Vou...  (RJ), concebido por Rosa Maria Araújo e Sergio Cabral; Sua Incelença, Ricardo III (RN), com o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, além de dois espetáculos internacionais vindos do Chile (La gesta inconclusa, com o Tryo Teatro Banda)  e da Espanha (Más o menos un dia da Compañia Residente en Coslada), e cena lírica com as solistas sopranos Carmen Monarcha e Ângela Barra. Os ingressos variam de 15 a 40 reais. (Veja programação no site).

O Goiânia em Cena é uma realização da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e completa 10 anos de existência em 2011. Para esta edição, o festival internacional de artes cênicas tem a co-realização da Universidade Federal de Goiás, patrocínio da Funarte e da Caixa Econômica Federal e apoio cultural do SESC Goiás, Unimed Goiânia e Sambatango.

Na noite de lançamento, a direção do festival concede o Troféu Goiânia em Cena para personalidades homenageadas nesta décima edição: Marcelo Bones (teatro), Angel Vianna (dança), Adelmo Café (história da arte), Lenir Lima (dança), Norina Barra (canto) e Marley de Freitas (teatro).

A partir de decisão de uma comissão formada por José Manoel Sobrinho (SESC-PB), Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira (UFG) e Valéria Maria Figueiredo (UFG), a Secretaria Municipal de Cultura concede o Prêmio Goiânia em Cena, no valor de R$ 5 mil, para um dos 10 espetáculos goianos selecionados para o festival. Criada em 2008, a premiação tem o objetivo de colaborar na circulação do teatro goiano.

Segundo Glacy Antunes, a decisão da Comissão tem base em critérios como qualidade e originalidade apresentadas em cena e da coerência da proposta com a obra executada. "Estes são tributos que podem contribuir para a ampliação e diversificação da cena artística goianiense", opina. Na ocasião do lançamento, também serão certificados os artistas goianos selecionados, por edital, para a Mostra Local (Palco e Rua) e aqueles que ministraram oficinas nas semanas que antecedem o evento.

"Diferente dos anos anteriores, o Goiânia em Cena prevê um espetáculo para a abertura, anunciando uma programação muito rica e capaz de atender às expectativas de públicos diversos", ressalta Glacy Antunes, Presidente da Comissão Organizadora do festival. Encarregado de abrir o Goiânia em Cena, o grupo Teatro Andante (MG) se dedica à pesquisa da máscara, clown, linguagens corporais, musicais e circenses. Apresenta-se em teatros de palco convencionais, na rua e em espaços alternativos.

BarbAzultraz uma mistura de linguagens e gêneros teatrais para recriar no palco o conto que há mais de 400 anos compõe o imaginário ocidental. Trata-se da história de um nobre violento, que após matar três esposas, se casa novamente com uma jovem bela e curiosa, Caçula. Ao partir para uma viagem, ele entrega as chaves do castelo à jovem, mas a proíbe de entrar em um dos quartos. Na ausência do marido, ela não resiste à curiosidade e abre a porta do quarto proibido, revelando toda a verdade sobre Barba Azul.

Formação
Para além dos espetáculos, o Goiânia em Cena contempla intensa programação musical, de cinema e um ampliado programa de formação e qualificação profissional, com oficinas, mostra de cinema, leituras dramáticas, workshop internacional, residência em dança, debates, no Espaço Pedagógico. Veja programação em anexo. Para algumas dessas atividades, a Secretaria Municipal de Cultura ainda realiza inscrições pelo site www.goianiaemcena.com.br .

Teatro e Espiritualidade ‒ A saga de Grotowski, com Ludwik Flaszen (Polônia/França) é o título do workshop que será ministrado de 19 a 22 de outubro, no Centro Cultural UFG, de 9h às 12h30. Além de dramaturgo, Flaszen é ensaísta e crítico cultuado na cena do Teatro contemporâneo mundial. Co-fundador e co-anfitrião do Teatro Laboratório de Grotowski (1959-1984), ele é editor literário, com papel vital na direção artística e desenvolvimento do "teatro pobre".

Flaszen é um dos últimos integrantes da geração fundadora do Teatro Laboratório em Wroclaw. Vive em Paris desde 1985 e ensina em diversos países, realizando oficinas de teatro baseadas principalmente em textos de grandes escritores, incluindo Dostoiévski, Kafka e Beckett. "Uma oportunidade única de manter contato com um dos maiores artistas e pesquisadores de nosso tempo", ressalta Glacy Antunes, Presidente da Comissão Organizadora do festival.

O trabalho de Flaszen com os estudantes, profissionais e pesquisadores, durante o workshop, no Goiânia e Cena, traz reflexões sbore Jerzy Grotowski, o incensado ator polonês, um dos principais nomes do teatro do século passado. Considerado um dos quatro maiores diretores do século, segundo Richard Schechner, Grotowski se junta à Stanislavski, Meyerhold e Brecht para os estudiosos das artes cênicas. Suas teorias e práticas influenciaram e seguem influenciando inúmeros atores e grupos em todo o mundo.

As inscrições seguem abertas para a residência Pesquisa do Movimento e Espetáculo/Aula, com a emblemática Angel Vianna (RJ), de 14 a 18 de outubro, de 15h às 18h30, também no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária. Dedicada ao ensino da Dança, a ex-esposa de Klauss Vianna, dirige a escola Angel Vianna no Rio de Janeiro, referência na dança moderna e contemporânea, para graduação (bacharelado e licenciatura) e pós-graduação.

Iniciou seus estudos de balé clássico em 1948, no Ballet de Minas Gerais, com o professor Carlos Leite. Por sua rica trajetória artística profissional, Angel recebeu várias homenagens, condecorações e premiações. Entre elas destacam-se o Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra, a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, pela Presidência da República do Brasil (1999), o Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro (2000), o título de Doutora Notório Saber nas áreas de conscientização do movimento, cinesiologia e dança, reconhecendo a relevância de sua obra da Universidade Federal da Bahia (2003).

Já o ator e diretor João Falcão (RJ) ministra o workshop Direção Teatral, no dia 15 de outubro, às 22h30, após o espetáculo Os Clandestinos, no Teatro Madre Esperança Garrido. Iniciou carreira em Recife (PE) e tornou-se conhecido no meio artístico com bem sucedidas adaptações para o teatro e montagens de textos de sua autoria, que renderam parceria com atores como Marco Nanini, Marieta Severo, Andrea Beltrão. Ganhador do Prêmio Shell e Prêmio Sharp, sucesso de crítica, comemora a estreia da obra contemporânea Os Clandestinos, no formato de seriado para a TV brasileira.

Iluminação Cênica é o tema da oficina que será conduzida pelo professor da UFBA, Eduardo Tudella, de 19 a 25 de outubro, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro e Martim Cererê. Um dos um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, ele é acharel em Artes Cênicas, com Habilitação em Cenografia pela (UFRJ), graduado em Direção Teatral pela UFBA e mestre em Theater Designer - Lighting pela New York University, Eduardo Augusto da Silva Tudella é atualmente professor Assistente da UFBA.

Serviço:
10/out (seg)  - 19h  - Teatro Goiânia Ouro
Lançamento Goiânia em Cena
Entrega do Prêmio Goiânia em Cena

MITxCHELLL HISTORIADOR FILOSOFO - PROFESSOR ALQUIMISTA! TRANSFORMANDO ALUNOS DE CHUMBO EM ESTUDANTES DE OURO!

Nenhum comentário: