ATTENAS AULAS

sábado, 25 de agosto de 2012

SERÁ??

Morre aos 82 anos Neil Armstrong, 1º homem a pisar na Lua

DE SÃO PAULO

Atualizado às 18h27.
Morreu neste sábado (25) o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, de complicações após uma operação para desobstruir quatro artérias coronárias.
Comandante da missão Apollo 11, Armstrong morreu em um hospital em Columbus, no Estado de Ohio, às 14h45 do horário local (15h45 do horário de Brasília).
Ele se submeteu à cirurgia para desobstruir as artérias no dia 8 de agosto, apenas dois dias após seu aniversário.
Seu colega de missão Edwin "Buzz Aldrin" desejou rápida recuperação a Armstrong pelo Twitter. "Combinamos de fazer o 50º aniversário da Apollo em 2019".

Neil Armstrong morre aos 82 anos

 Ver em tamanho maior »
Nasa - 20.jul.1969
AnteriorPróxima
Neil Armstrong ao lado do Módulo Lunar
Armstrong nasceu em 5 de agosto de 1930 em Wapakoneta, no Estado de Ohio, Estados Unidos.
A Apollo 11 foi lançada do Cabo Canaveral, no Estado da Flórida, no dia 16 de julho de 1969. Ele pisou na Lua em 20 de julho, quando a missão espaçonave pousou na superfície lunar.
Dos 12 americanos que chegaram ao satélite terrestre até hoje, apenas oito estão vivos --e o mais jovem já está com 76 anos.
"SALTO PARA A HUMANIDADE"
O astrounauta é conhecido por ter dito a célebre frase "Uma pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade" ao pisar na Lua.
Ele passou aproximadamente três horas andando em solo lunar com seu companheiro de missão, o astronauta Edwin "Buzz" Aldrin.
Em solo lunar, os dois coletaram pedras, hastearam a bandeira dos Estados Unidos, tiraram fotos e conversaram com o presidente Richard Nixon pelo telefone.
Divulgação/Nasa
Morreu aos 82 anos o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua
O astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua, em foto tirada pelo seu colega Edwin "Buzz" Aldrin
ÚLTIMA MISSÃO
A missão que o levou à Lua foi seu último voo espacial.
Um ano depois, ele se tornou professor de engenharia da Universidade de Cincinnati.
Neil era um pouco recluso e morava em Indian Hills, na periferia de Cincinatti, com sua esposa Carol. Eles se casaram em 1999.

MITXCHELLLL CUNHA WOODSTOOCK

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O inventor que criou a privada sem água

Um inventor Brasileiro resolveu de vez esta problema ! inventou uma privada que não utiliza nada de agua - e as fezes viram pó
vejam o projeto no link abaixo - aliás estamos a procura de investidores
Solução brasileira para o desafio “Reinventando os banheiros” feita por Bill Gates
Inventor brasileiro desenvolve novo modelo de vaso sanitário ecológico que não utiliza água e não polui a natureza!
São Paulo, 22 de Agosto de 2012 - Algumas tecnologias estão há muito tempo em nosso cotidiano sem sofrerem quase nenhuma alteração, como é o caso do vaso sanitário. Foi pensando nisso que o fundador da Microsoft, Bill Gates lançou recentemente "Reinvent the Toilet Challenge"(reinventando os banheiros), com a finalidade de incentivar as inovações também no saneamento. Antes de anunciar os vencedores do desafio ele introduziu: "A privada moderna foi inventada em 1775 e nós prontamente paramos de inovar... até hoje”. Para Gates os desafios no saneamento são tecnológicos:"Além de construir novos banheiros sustentáveis, temos de desenvolver soluções para tratar os dejetos” disse o fundador da Microsoft. Os modelos de vasos sanitários existentes no mercado não apresentam soluções sustentáveis. Segundo dados da Sabesp 6 segundos de acionamento da descarga gasta de 10 a 14 litros de água.
Percebe-se, por tanto, que a preocupação como meio ambiente voltada principalmente para o saneamento é recorrente e totalmente atual. A solução encontrada pelo inventor Mário Benedito foi o “Vaso sanitário ecológico”, que não precisa de água para funcionar e também evita que as partículas de metano sejam emitidas posteriormente.
No novo modelo de vaso sanitário, a urina é separada e levada ao esgoto da forma convencional, já as fezes são misturadas à cal através de uma manivela lateral que pode ser movimentada pelo usuário. A grande vantagem é que a substância faz evitar o mal odor, pois impede a liberação de metano, o grande causador, também, da poluição do solo , lençol freático e de contribuir para o Aquecimento Global. A cal faz transformar as fezes em pó, podendo servir posteriormente como adubo.
Parceria – o inventor Mário Benedito já produziu algumas peças, mas procura um parceiro para ter o produto em grande escala.
Interessados em conhecer os produtos devem entrar em contato com Associação Nacional dos Inventores – 
@mitxchelll - TWITTER - MITXCHELLL WOODSTOOCK

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

E AI OS PROFESSORES E ESTUDANTES ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA POSSIVEL MUDANÇA! COMENTE!

Reflexos do Ideb

17.08.2012 10:18

Novo currículo do ensino médio poderá ser inspirado no Enem

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
Foto: Celso Junior/AE
O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.
De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.
Na próxima semana, o ministro Aloizio Mercadante se reúne com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança. Uma providência já foi tomada para induzir essa modernização dos currículos. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada três anos.
Para o secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Barbosa Alves, uma das explicações para os maus resultados da etapa em diferentes indicadores, além do Ideb, está na própria estrutura organizacional do ensino médio que se baseia na preparação para o vestibular e tem pouca atratividade para o projeto de vida do adolescente.
“A visão de que o ensino médio serve para formar pessoas para ingressar na universidade não se aplica à realidade de muitos. Os jovens têm necessidades econômicas e sociais diferentes. Existe uma pressão para que parte dos jovens ingresse no mercado de trabalho e aí o curso superior entra como uma segunda possibilidade” explica Alves, que é vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).
O secretário do Espírito Santo, um dos estados em que a nota do Ideb caiu de 2009 para 2011, defende um modelo de ensino médio que dialogue com as diferentes necessidades dos estudantes e inclua também a preparação para o mundo do trabalho, já que para muitos o ingresso na universidade pode não estar na lista de prioridades.
Para que a escola possa abranger essa formação diversificada – que inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação com o mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é indispensável a ampliação do número de horas que o estudante permanece na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.
“Temos consciência de que os conteúdos e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver não cabem mais em um formato estreito de três ou quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo integral] que os países com um bom nível de qualidade do ensino fazem”, diz.

*Matéria originalmente publicada na Agência Brasil
MiTxCHELLLL

terça-feira, 14 de agosto de 2012

É DESIDRATANTE!

O MELHOR DISCURSO DE TODOS OS TEMPOS DO GENIAL CHARLES CHAPLIN
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)


PROFº FILOSOFO HISTÓRIADOR MiTxCHELLLL

COMIDAS CEARENSE - 8ºC ELITE - EXECUTIVO

::Culinária Cearense::
  A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. Em geral, seus pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos colonizadores. Os frutos do mar são o carro-chefe da nossa culinária, sendo encontrados com variedade em toda a extensão do litoral cearense. Caranguejos, siris, camarões, e ostras compõem o cardápio dos restaurantes, que os servem de formas diferentes e apetitosas. 
  Um dos pratos mais tradicionais é a peixada ao molho com legumes, acompanhada de porção de farinha, enquanto a lagosta é o mais requintado e preferido pelos visitantes. Nem só de mar vive a culinária cearense. Do sertão, vem a carne de sol com paçoca e macaxeira, o popular baião-de-dois, o feijão verde, além de comidas com forte tempero como sarrabulho, a carneirada e a panelada. Da cana-de-açúcar se faz a famosa cachaça, bebida que ganhou fronteiras. Não se pode esquecer dos deliciosos doces e bolos das festas juninas, nem deixar de provar os saborosos sucos e sorvetes feitos com frutas tropicais. 
  A culinária cearense tem influência direta dos costumes alimentares dos primitivos índios que habitavam o Estado, enquanto outros pratos são originários dos colonizadores europeus. A influência negra, que foi muito forte na região Nordeste, principalmente no ciclo da cana-de-açúcar, também deixou marcas na cozinha cearense. Toda essa mistura de raças é responsável por uma herança gastronômica que até hoje pode ser observada no hábito alimentar da população cearense.
  Frutos do Mar
  Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados. 
  Símbolo da culinária cearense, a lagosta é outro produto do mar muito requisitado pelos turistas. O Ceará é o maior exportador brasileiro do produto, sendo Fortaleza reconhecida nacionalmente como o local onde se prepara a melhor lagosta do pais. Outros crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambiente descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima. 
  Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes. Normalmente, os pratos com camarão são baseados nas receitas nordestinas como "camarão no leite de coco", a "caldeirada" (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos), e o camarão ao alho e óleo. Com esse marisco, se pode criar deliciosas receitas, basta colocar a criatividade para funcionar. 
  Coisas do Sertão 
  Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baião-de-dois. Do sertão vem, também, a carne de sol com paçoca ou macaxeira. A carne é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada. O hábito do consumo da carne de criação foi adquirida em função de nossas pastagens serem mais apropriadas para pequenos animais como carneiros e cabras. 
  Nem só de carne e frutos do mar se alimenta o povo cearense. Na sua mesa, são encontradas várias guloseimas, apropriadas para o café da manhã ou na tradicional merenda (expressão tipicamente nordestina). Das casas de farinha, vêm as tapiocas (preparadas com goma e coco ralado), o grude (também feito com goma e coco ralado) e a rosca de goma. Nos engenhos de cana de açúcar, são feitos o nutritivo caldo de cana e a popular rapadura. A cachaça, no entanto, é o principal produto de cana de açúcar e o único que é engarrafado sob marcas famosas e internacionalmente conhecidas. Muitas delas são vendidas com nomes e embalagens exóticas, inspirados no folclore popular. 
  Nas festas juninas, em meio a toda animação dos fogos de artifício e das coloridas bandeirolas, podemos comer deliciosos doces e bolos. Os mais típicas são o pé-de-moleque (bolo feito de massa de mandioca, leite de coco, rapadura, castanha de caju e outros ingredientes), o bolo de batata, o bolo de mandioca, o cuscuz (pequeno bolo feito de massa de milho e farinha). Sortidos também são os doces de caju em calda, a cocada com rapadura, o doce de mamão, o doce de jaca, o doce de batata doce com leite de coco e o doce de jerimum. 
  As frutas tropicais aparecem nos licores, nas batidas, nos sucos e refrescos que ajudam a matar a sede. As frutas são bastante variadas e encontram-se em abundância, dependendo da safra. O sabor tropical pode ser degustado em frutas como caju, mamão, coco, murici, manga, cajá, sapoti, graviola, siriguela, pitomba, cajarana, maracujá, goiaba, abacaxi, entre outras. Delas são produzidos os mais saborosos sucos, doces e sorvetes que deixam qualquer um com água na boca. Em Fortaleza, as sorveterias dispõem de um cardápio variado de sorvetes feitos com frutos tropicais. Do caju se faz a cajuína, bebida não-alcoólica, de ótimo sabor.
  Culinária Cearense
  
Misturando arroz, feijão, manteiga da terra, queijo e nata, vamos Ter uma obra-prima da culinária: o nosso tão querido baião-de-dois. Paçoca, cuscuz, peixada, galinha a cabidela, são outras delícias da culinária típica de fortaleza, capazes de deixar qualquer turista de água na boca. Siriguela, cajarana, graviola são também delícias que complementam a fantástica culinária de nossa cidade. E temos ainda o caju, um verdadeiro poema de sabor e beleza, exclusivo do litoral nordestino e um dos principais produtos de exportação do Ceará (castanha de caju, doces cristalizados, cajuína, mel, licores, paçoca de caju, sorvetes, cachaça, sucos). Culinária é arte de preparar alimentos saborosos. Restaurantes típicos de Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte. 
  CUSCUZ 
Ingredientes: 
1 pacote de milharina, Água, Leite e manteiga, Leite de Côco (opcional) 
  Misture aproximadamente 1 pacote de miharina e de água. Vá misturando até ficar uma massa bem molhada. Deixe descansar por 20 minutos. Esfarele com as mãos e ponha na cuscuzeira (se quiser em ponto de partir, encalque bem com as mãos). Leve ao fogo para cozinhar. Quando estiver pronto, despeje em cima um pouco de leite com manteiga dissolvida (pode ser leite de côco). 
  FAROFA DO SERTÃO 
  Ingredientes: 
  1 cebola, Leite a gosto, Águ,a Cheiro verde picado, Manteiga, Farinha 
  Refogue a cebola na manteiga (1 colher de sopa cheia). Acrescente um pouco de leite e um pouco d'água. Deixe descansar um pouco. Quando esfriar, acrescente a farinha e o cheiro verde picado. 
  FAROFA DE CUSCUZ 
  Ingredientes: 
  1 cebola, 1 pimentão, 1 pacote, de milharina, Tomates a gosto, Cheiro verde 
  Refogue a cebola na manteiga e um pouco de pimentão cortado em cubos. Acrescente o cuscuz já pronto, esfarelado, tomates e cheiro verde cortados bem miudinhos. Se quiser passe essa farofa na panela que foi feita a carne, aproveitando o molho que ficou ao fundo. 
  PAÇOCA 
  Ingredientes: 
  1k de carne de sol ,Pimenta (opcional), Alho, Vinagre, Cebolas vermelhas (a gosto), Farinha de mandioca, Óleo e Água. 
  Ponha a carne de molho, trocando a água de vez em quando para tirar o excesso do sal. Tempere e deixe tomar gosto. Refogue com um pouco de óleo e acrescente água quente suficiente para a carne ficar macia. Quando a água secar, acrescente mais óleo e frite a carne. Junte as cebolas em rodelas e refogue mais um pouco. Tire o excesso de gordura e acrescente a farinha. Passe a carne com a farofa no liqüidificador, ligeiramente. Se gostar ponha mais cebolas em rodelas. 
  CARNE DE SOL AO FORNO 
  Ingredientes: 
  1k carne de sol, 1 litro de leite, Pimenta (opcional), Alho, Óleo, Manteiga, (Sugestão: Usando a manteiga da terra fica mais saboroso) 
  Ponha a carne de sol de molho de um dia para o outro. Escorra, tempere com pimenta (opcional), alho e deixe mergulhada no leite pelo menos por 1 1/2 horas. Unte uma forma com óleo, pincele a carne com manteiga e leve ao forno para assar, regando de vez em quando com o leite. 
  COZIDO COM PIRÃO 
  Ingredientes: 
  1k de osso buco, Vinha d'alho, Tomate, Cebola, Pimentão, Cheiro verde, Jerimum, Batata, Cenoura, Repolho, maxixe e quiabo. 
  Tempere a carne e deixe tomar gosto por algum tempo. Junte os temperos (a gosto), refogue e acrescente água quente. Quando estiver quase pronta, junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar. Tire uma parte do caldo e faça um pirão usando farinha de mandioca ou milharina. 
  PEIXADA COM LEGUMES E PIRÃO 
  Ingredientes: 
  1k peixe em posta (cavala), Cebola, Pimentão, Tomate, Alho, Cheiro verde, ½ lata de creme de leite, Água, Repolho, Batatas cozidas, Colorau, sal e ovos cozidos, Azeite de oliva, Óleo .
  Tempere as postas com limão, sal, pimenta e alho. Refogue os temperos com óleo e um pouco de azeite de oliva. Junte o peixe, o molho em que foi temperado e o repolho, acrescente água fervendo, um pouco de sal e colorau e deixe cozinhar. Quando o peixe estiver pronto junte o creme de leite, as batatas e os ovos cozidos. Com uma parte do caldo faz-se um pirão, acrescentando aos poucos a farinha de mandioca até dar o ponto da consistência desejada. 
  Ingredientes para o molho: 
  5 tomates, maduros sal, pimenta (opcional), 2 cebolas, 1 colher de sopa de molho inglês, Cheiro verde e pimentões (opcional), 2 colheres de sopa de margarina, ½ xícara de água ,2 colheres de extrato de tomate ou ½ lata de pomarola. 
  Doure a cebola na margarina, acrescente os outros ingredientes e deixe cozinhar. Se gostar, acrescente o extrato de tomate ou pomarola. 
  BAIÃO DE DOIS 
  Ingredientes: Feijão catado, lavado, e deixado de molho por algum tempo. Temperos (alho, cebola, pimentão, tomate e cheiro verde). Toucinho, arroz e queijo. 
  Cozinhe o feijão de corda com temperos e toucinho. Depois de pronto, acrescente o arroz e mais um pouco de temperos. Deixe secar e antes de apagar o fogo acrescente cubinhos de queijo. Se você gostar de baião- de-dois ligado acrescente mais água. 
  DOCE DE LEITE 
  Ingredientes: 1 litro de leite, 2 xícaras de chá de açúcar.
  Levar ao forno, mexendo de vez em quando até dar o ponto desejado. Se gostar do doce de leite granulado ponha algumas gotas de limão quando o doce começar a engrossar. 
  DOCE DE BANANA MISTO 
  Ingredientes: 1 prato de bananas em rodelas, 4 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite quente. 
  Ponha o açúcar numa panela e leve ao forno para caramelar. Acrescente o leite quente e as bananas. Deixe cozinhar até o ponto desejado. 
  PUDIM DE MACAXEIRA 
  Ingredientes: 2 xícaras de macaxeira cozida e amassada, 4 colheres (sopa) de margarina, 1 xícara (chá) de leite ½ xícara de açúcar, 4 ovos 
  Misture a macaxeira com a margarina. Aqueça o leite e acrescente-o, juntamente com o açúcar, á mistura da macaxeira. Mexa bem. Despeje numa forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria. Calda Caramelizada: 1 xícara de açúcar ½ xícara de água Cozinhe em fogo brando, sem mexer, até escurecer. 
  TORTA DE BANANA DIFERENTE 
  Ingredientes: 4 ovos, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de margarina, 12 bananas maduras cortadas em rodelas 
  1° - Peneire juntos, a farinha de trigo com o açúcar 
  2° - Derreta a margarina 
  3° - Unte a forma retangular 
  4°- Faça camadas alternadas com: farinha de trigo, bananas, canela e manteiga 
  5° - Bata as claras em neve, junte o açúcar e as gemas. Bata bastante e despeje sobre as camadas. Polvilhe com canela e leve ao forno para assar. 
  SOPA DE PEIXE 
  Refogue tomate, cebolas, pimentões ou cheiro verde. Acrescente legumes de sua preferência, cortados em tamanho grande, e pedaços de peixe a seu gosto. Deixe cozinhar até o peixe desmanchar. Tire os legumes passe no liqüidificador e o restante da sopa na peneira. Sirva com torradas. 
  Pesquisa: Culinária - Um Cardápio de Refeições Para 8 Semanas  
  Milena Saraiva Leão Vieira

  Culinária de Cajú
  
  CARNE BÁSICA DE CAJU 

  Ingredientes 10 cajus inteiros, 150g de queijo parmeson ralado, 2 cebolas médias picadas, 1 pimentão sem a pele e sem sementes picado, 5 dentes de alho amassados, 2 tomates sem pele e sem sementes picados, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 2 colheres (sopa) de vinagre, Cheiro verde, sal, colorífico e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres de sopa de óleo 
  Modo de fazer Elimine as extremidades dos Cajus e corte-os em fatias. Liquidifique, passe por peneira, espremendo muito bem para obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas). Leve ao fogo uma frigideira com óleo e frite a fibra de caju por mais ou menos cinco minutos. Acrescente os outros ingredientes e continue refogando até que todos os temperos fiquem bem unificados. Deixe esfriar e utilize. 
  PASTÉIS DE FORNO DE CAJU 
  Ingredientes Para a Massa: 50g de queijo parmeson ralado, 1 ovo inteiro, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de gordura hidrogenada, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 1 xícara de chá), 
  Para o recheio: 1 xícara (chá) de carne básica de caju 2 colheres (sopa de requeijão) 2 colheres (sopa) de azeitonas picadinhas, ½ xícara de castanhas de caju torradas e picadas, 1 gema, Tirinhas de azeitonas verdes para decorar, Queijo parmeson para polvilhar .
  Modo de Fazer Em uma tigela coloque os quatros primeiros ingredientes da massa. Misture muito bem e acrescente gradativamente a farinha de trigo até ficar na consistência de soltar das mãos. Reserve. Combine a carne básica de caju com o requeijão e azeitonas. Abra a massa formando pequenos pastéis, recheie com o creme de caju e pedacinho de castanha. Quando todos os pastéis estiverem prontos, pincele com a gema misturada com um pouquinho de manteiga derretida. Decore cada um com uma tira de azeitona e polvilhe com o queijo. Asse em forno pré-aquecido em assadeira untada e polvilhada com trigo. 
  FRITADA DE CAJU COM CAMARÃO 
  Ingredientes 200g de carne básica de caju, 100g de camarão (tamanho médio) cozido e descascado, 4 ovos, 2 colheres (sopa) de maizena, pimenta e sal a gosto, óleo ou manteiga para untar a frigideira. 
  Modo de fazer Bata os ovos (claras e gemas juntas). Sempre batendo, junte a maizena e deixe misturar bem. Coloque a carne de caju, o camarão, sal e pimenta a gosto, misture novamente. Unte um frigideira com manteiga ou óleo e leve ao fogo para aquecer. Coloque a mistura na frigideira e deixe fritar. Retire do fogo e sirva em seguida. 
  PATÊ DE CAJU 
  Ingredientes 1 xícara de carne básica de caju, 2 colheres (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de catchup, 5 colheres (sopa) de requeijão, 3 colheres (sopa) de queijo parmeson ralado, sal e pimenta a gosto. 
  Modo de fazer Coloque os quatro primeiros ingredientes no liqüidificador ou processador e bata até obter uma pasta. Transfira para uma tigela e retifique o tempero com sal e pimenta, acrescentando em seguida o queijo ralado. Leve a geladeira em recipiente fechado por mais ou menos uma hora. Sirva com torradas, pão de caju ou bolachas para coquetel. 
  QUIBE DE CAJU 
  Ingredientes 750g de carne básica de caju, 250g de trigo para quibe ,10 folhas de hortelã sal, pimenta-do-reino e gotas de molho Tabasco a gosto, 2 cebolas batidinhas. 
  Modo de fazer Em uma vasilha, coloque o trigo para quibe juntamente com duas xícaras (chá) de água e deixe descansar por uma hora. Após esse tempo, esprema bem, misture a carne básica de caju e os restantes dos ingredientes. Passe o composto duas vezes na máquina de moer ou processador. Prove o tempero e modele os quibes no formato tradicional. Frite-os em óleo quente e abundante. Sirva guarnecidos com rodelas de limão.
  CAJU NA MORANGA 
  Ingredientes: 1kg de cajus cortados em cubos, 1 moranga média de aproximadamente dois kg, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 cebolas médias batidinhas, 3 dentes de alho amassados, Sal, pimenta-do-reino e limão, 3 tomates sem pele e sem sementes picados, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 1 vidro de leite de côco (250ml), 1 lata de creme de leite, 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado, 400g de queijo Catupiri. 
  Modo de fazer Retire uma tampa da moranga; com auxílio de uma colher, elimine as sementes e passe sal por dentro dela. Recoloque a tampa, embrulhe tudo em papel de alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de uma hora, ou até que esteja macia. Com cuidado desembrulhe e pincele a parte extrema da poranga com óleo. Internamente besunte-a completamente com o queijo Catupiri. Tampe e deixe descansar coberta com um pano. Doure a cebola no azeite quente, acrescente o alho e continue refogando. Junte os cajus (de preferencia temperados de véspera com sal e pimenta) e continue refogando por mais dez minutos. Acrescente então os tomates, o cheiro verde, e a farinha de trigo dissolvida no leite. Junte o leite de côco, mexa delicadamente e deixe cozinhar até que os cajus fiquem macios. Junte agora o creme de leite e aqueça sem ferver. Retifique o tempero de precisar e despeje este ensopado dentro da moranga. Recoloque a tampa e leve ao forno quente somente até derreter o queijo. 
  MUQUECA DE CAJU 
  Ingredientes: 10 cajus inteiros, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de azeite de dendê, sal, pimenta-do-reino e vinagre temperado o suficiente, 2 cebolas cortadas em cubos, 4 dentes de alhos amassados, 1 pimentão sem pele e sem sementes cortados, 2 tomates grandes sem peles e sem sementes cortados em cubos, 1 tablete de caldo de carne, colorífico e cheiro verde a gosto, 1 folha de louro, 1 xícara de leite de côco, 1 lata de creme de leite. 
  Modo de fazer Corte os cajus em cubos (desprezando as extremidades). Tempere com sal, pimenta-do-reino e vinagre temperado, deixando tomar gosto por mais ou menos cinco horas. Refogue no azeite de oliva, a cebola, o pimentão e o alho amassado. Acrescente o tomate e deixe o refogado adensar. Junte o tablete de caldo de carne, a folha de louro, 1 colher(chá) de colorífero e continue refogando. Acrescente os cubos de caju, o leite de côco, o cheiro verde, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos meia hora. Minutos antes de servir, acrescente o azeite de dendê e o creme de leite. Deixe ferver um pouco e sirva com um molho de pimenta a parte. 
  OMELETE DE CAJU 
  Ingredientes: 4 ovos, 1 colher (sopa) de maizena, 1 xícara de carne básica de caju, manteiga ou margarina para untar a frigideira. 
  Modo de fazer Bata as claras em neve firme e acrescente as gemas uma a uma. Sempre batendo, junte a maizena e deixe misturar bem. Unte uma frigideira grande com manteiga ou margarina e leve ao forno para aquecer. Coloque dois terços dos ovos dentro da frigideira e espere alguns minutos até que fiquem firmes. Distribua por cima a carne básica de caju, cobrindo com o restante dos ovos. Vire a omelete para um prato e transfira novamente para a frigideira, para que frite do outro lado. Retire do forno e sirva em seguida. 
  CAJU A PROVENÇAL 
  Ingredientes: 8 cajus cortados em tiras e temperados com sal, pimenta-do-reino e vinagre, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 4 dentes de alho socados, 2 cebolas médias raladas em ralo grosso, 3 colheres (sopa) de salsa picadinha, 8 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 colher (sopa) de extrato de tomate, ½ xícara (chá) de vinho branco, 1 colher (sobremesa) de ervas de Provence. 
  Modo de fazer Aqueça metade do azeite e frite os cajus até dourarem. Acrescente dois dentes de alhos socados, uma cebola ralada e continue refogando por alguns minutos. Em outra panela doure o alho remanescente juntamente com a cebola. Acrescente os tomates, o extrato de tomate e o vinho branco, deixando cozinhar até o molho ficar encorpado. Se precisar vá pingando água quente para completar o cozimento dos tomates. Junte o molho aos cajus, acrescente a colher de ervas de provence, duas colheres (sopa) de salsa e deixe ferver por mais cinco minutos. Retire do fogo, transfira para um prato de serviqo, distribua por cima o restante da salsa e sirva. 
  CAJU INDIANO 
  Ingredientes: 1kg de caju cortados em cubos, 4 dentes de alho, 1 cebola grande picadinha, sal e pimenta a gosto, 3 colheres (sopa) de óleo, 3 xícaras de caldo de frango, 2 maçãs ácidas (verdes) cortadas em cubos, 1 colher (sobremesa) de curry, 3/4 de xícara de leite de côco, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos duas colheres de sopa). 
  Modo de fazer De véspera, tempere os cajus com sal e pimenta, tampe a vasilha e deixe na geladeira. No dia seguinte, aqueça o óleo numa frigideira grande e frite os cubos de caju sem deixar criar água. Acrescente o alho, a cebola picada e continue fritando. Junte o caldo de frango e deixe ferver por mais dez minutos. A parte, coloque em uma tigela o curry, o leite de coco e a farinha de trigo, mexendo bem. Acrescente aos cajus e mexa delicadamente até a mistura incorporar. Junte as maçãs, ferva por cinco minutos e sirva em seguida. 
  ARROZ ORIENTAL COM CAJU 
  Ingredientes: 500g de carne básica de caju, 2 xícaras de repolho finamente picados, 2 cenouras grandes raladas em ralo grosso, 2 pimentões (vermelho e verde) cortados em juliana, 1 cebola média cortada em juliana, 3 dentes de alho amassados, 2 xícaras de vagem previamente aferventadas e cortadas finamente na diagonal, azeite de oliva quanto o baste para o refogado, 5 colheres (sopa) de molho de soja (Shoyu), 1 pacotinho de Ajinomoto, 5 ovos, 5 xícaras de arroz cozido. 
  Modo de fazer Em uma frigideira grande, coloque o azeite e deixe aquecer bem. Misture a cebola, o repolho, as cenouras, os pimentões e o alho e refogue no azeite mexendo continuamente. Junte a vagem, a carne básica de caju, tempere com Shoyu e Ajinomoto, continuando a mexer por mais alguns minutos. Abra um espaço no centro da frigideira, quebre os ovos, tempere-os com uma pitadinha de sal e mexa devagar até que os ovos fiquem firmes. Finalize misturando o arroz, mexa muito bem e sirva enquanto os ovos estiverem macios e o arroz ligeiramente úmido. 
  HAMBURGER DE CAJU 
  Ingredientes: 500g de carne básica de caju, 2 ovos pequenos, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 4 colheres de sopa), Farinha de rosca para polvilhar. 
  Modo de fazer Misture bem os três primeiros ingredientes até obter uma massa firme. Polvilhe as formas apropriadas para hamburger com farinha de rosca e modele-os. Leve a geladeira por mais ou menos uma hora. Na hora de servir é só retirá-los das formas e fritar em manteiga bem aquecida. Sirva com pão de hamburger, maionese, alface e tomate. 
  LUIZ FILIPE DE CAJU 
  Ingredientes: ½ litro de suco concentrado de caju, 2 vidros de leite de côco (200ml cada), 8 ovos, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de queijo de coalho ralado, 250g de manteiga 3 xícaras de (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. 
  Modo de fazer Unte fartamente com manteiga uma forma grande de anel com capacidade para doze xícaras. Polvilhe com trigo e reserve. Bata todos os ingredientes do bolo pela ordem no liqüidificador por mais ou menos dez minutos. Transfira para a forma preparada e asse em forno médio por aproximadamente cinqüenta minutos. 
  MINIPIZZAS DE CAJU 
  Ingredientes: 2 xícaras de leite morno, 1 ovo, 30 g de fermento para pão, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de manteiga, 100g de carne básica de caju, Farinha de trigo o quanto baste.
  Para o recheio: 400g de carne básica de caju, 200g de mussarela ralada em ralo grosso maionese, catchup e mostarda a gosto, orégano para polvilhar. 
  Modo de fazer Misture os primeiros ingredientes, acrescentando gradativamente a farinha de trigo até a massa uniforme e soltando das mãos. Cubra a tigela e deixe descansar por vinte minutos. Em superfície de trabalho enfarinhada, abra a massa e corte em disco de dez centímetros. Coloque-os em assadeiras untadas, picote com um garfo e leve ao forno por mais ou menos cinco minutos. Retire do forno e pincele cada pizza com um pouco de catchup. Cubra com uma farta camada de carne básica de caju e o queijo mussarela ralado. Distribua por cima maionese, catchup e mostarda a gosto. Finalize com uma pitada de orégano e leve novamente ao forno até o queijo derreter. Sirva quente. 
  PÃO DE CAJU 
  Ingredientes: 2 xícaras de água morna, 50g de fermento fresco para pão, 2 ovos, 2 colheres (sopa) de açúcar, ½ colher (sopa) de sal, 3 colheres (sopa) de óleo, 300g de carne básica de caju, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 620g). 
  Modo de fazer Dissolva o fermento juntamente com o açúcar, duas colheres (sopa) de farinha de trigo e uma xícara (chá) de água morna. Cubra a tigela e deixe descansar por mais ou menos vinte minutos. Após esse tempo junte os ovos, o restante da água, o sal, o óleo e a carne básica de caju. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e sove bem. Deixe crescer até dobrar de volume. Abaixe a massa com o auxílio de um rolo formando um grande retângulo. Enrole como rocambole e divida em três partes. Coloque-os em formas de bolo inglês, untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixando crescer por mais quinze minutos. Leve a assar em forno quente, pré-aquecido, por cerca de trinta minutos aproximadamente. Dica do "Cheff" Depois de colocar os pães nas formas, faça o truque da bolinha: coloque uma bolinha de massa em um copo grande com água. Quando ela subir à tona, a fermentação terá sido completada. Leve, então, os pães ao forno pelo tempo indicado na receita. 
  MOUSSE DE CAJU 
  Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 latas de suco concentrado de caju, 4 claras em neve, 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada e derretida em ½ xícara de água conforme instruções de embalagem, geléia de caju e chantilly para decorar o mousse. 
  Modo de fazer Np liqüidificador, misture o leite condensado, o creme de leite e o suco de caju. Transfira para uma tigela e misture delicadamente com as claras em neve e gelatina. Coloque em campoteira e leve a geladeira por no mínimo quatro horas. Sirva decorada com chantilly e geléia de caju. 
  PUDIM DE CAJU 
  Ingredientes: 6 ovos, 2 copos de suco de caju adoçados com três colheres (sopa) de açúcar, 3 xícaras (chá) de leite 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de maizena, 3/4 de xícara de açúcar para caramelar a forma.
  Modo de fazer Caramele a forma e reserve. No liqüidificador bata todos os ingredientes do pudim por mais ou menos cinco minutos. Despeje a mistura na forma preparada e cubra com uma folha dupla de alumínio , amarrando um barbante em toda volta para que não respingue água durante o cozimento. Asse em banho-maria em forno médio por mais ou menos uma hora. Nos últimos minutos retire o papel alumínio e termine o cozimento. Deixe ficar completamente frio e transfira para um prato de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Sirva gelado. 
  MOLHO BRANCO 
  Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 xícaras de leite morno, 1 folha de louro ,½ xícara (chá) de creme de leite, ½ xícara (chá) de leite de côco, sal a gosto. 
  Modo de fazer Junte o leite, o leite de côco, a folha de louro e o sal e leve ao forno até ferver. Aqueça a manteiga e doure a farinha de trigo. Vá acrescentando o leite morno e mexendo para não empelotar. Deixe o creme esfriar um pouco e junte o creme de leite. Empregue conforme a receita. 
  CAJU AO MOLHO BRANCO 
  Ingredientes: 10 cajus cortados em tiras e temperados de véspera com sal, pimenta e vinagre, 1 cebola picada, 1 pimentão sem peles e sem sementes picados, 3 dentes de alho amassados, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 copos de molho branco.
  Modo de fazer Aqueça o azeite e frite os cajus cortados em tiras até que fiquem ligeiramente dourados. Acrescente a cebola, o pimentão e o alho, continuando a refogar por mais ou menos cinco minutos. Junte o molho branco, tampe a panela e deixe ferver por dez minutos aproximadamente. Transfira para um prato de serviço e sirva quente. 
  ROCAMBOLE SURPRESA DE CAJU 
  Ingredientes: para a massa 6 ovos, 3/4 de xícara de açúcar, 3/4 de farinha de trigo, 3/4 de xícara de leite de côco, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de fermento, Ingredientes para o recheio: 5 cajus triturados no liquidificador juntamente com um copo e ½ de água, 300 g de açúcar, ½ lata de leite condensado, ½ xícara de castanha de caju torradas e picadas. 
  Modo de fazer Faça o recheio: misture os três primeiros ingredientes e leve ao forno baixo, mexendo sempre até a geleia tomar corpo e o ponto mais ou menos consistente. Com papel de alumínio duplo, forre uma assadeira número três, unte generosamente com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Espalhe uniformemente a geleia de caju, polvilhe com as castanhas e reserve enquanto bate o bolo; passe a gema por peneira para retirar as pelícolas. Junte as claras e o açúcar e leve ao forno em banho-maria, mexendo bem até o açúcar dissolver e o composto amornar. Transfira para a batedeira, deixando bater até triplicar de volume. Aqueça o leite de coco juntamente com a manteiga. Retire os ovos da batedeira e junte gradativamente a farinha de trigo temperada com fermento, alternando com o leite aquecido. Mexa delicadamente em movimentos de baixo para cima para que a massa não perca o volume. Despeje na forma sobre a geleia e leve ao forno médio por mais ou menos vinte minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Vire sobre um guardanapo fartamente açucarado e enrole como rocambole. Deixe esfriar, transfira para um prato de serviço e decore elegantemente.
  CHARLOTE DE CAJU 
  Ingredientes: 1 vidro de compota de caju, 3/4 de xícara de leite, 2 colheres sopa de licor de caju, 300g de biscoito Champangne, ½ xícara de chá de água para hidratar a gelatina, 1 envelope (12g) gelatina em pó sem sabor, 1 xícara de açúcar amorfo, 8 gemas, 2 colheres de chá de baunilha, 2 xícaras (550 ml) de creme de leite fresco. 
Modo de fazer Forre uma forma (22cm de diâmetro por 5 cm de altura) com papel de alumínio reforçado. Coloque no fundo e nas laterais da forma preparada os biscoitos champangne ligeiramente umedecidos, numa mistura de calda da compota de caju, o leite e o licor de caju. Prepare o creme derretendo a gelatina conforme instruções de embalagem. Acrescente o açúcar e deixe derreter completamente. Em batedeira bata as gemas até ficarem esbranquiçadas. Vá juntando , batendo sempre, a mistura de gelatina e açúcar, continuando a bater até a mistura ficar bem fofa e dobrar de volume. Tire da batedeira, acrescente a baunilha e o creme de leite fresco, previamente batido em chantilly, coloque metade dessa mistura na forma preparada e leve na geladeira por cinco minutos até firmar. Escorra bem os cajus, corte-os em rodela e recheie a charlote. Sobre o recheio coloque o creme remanescente, finalize com mais biscoitos umedecidos e leve a geladeira por no mínimo cinco horas.
                                                           PROFº MiTxCHELLL